Os alunos do 2º ano vespertino, da professora Vânia mostram-se encantados toda vez que observam ou manuseiam o material de braile desenvolvido para a aluna Olívia. Ao perceber este encantamento e curiosidade pela linguagem lida e escrita pela Olívia, a professora aproveitou a oportunidade e o interesse dos alunos para ensiná-los a escrever mensagens para a amiga Olívia. Para tanto, a professora Vânia desenvolveu uma folha com celas braile impressas no papel vegetal.
A partir disso, os alunos precisam pesquisar na agenda deles os pontos necessários para formar cada letra. Feito isso, escrevem no papel vegetal e depois fazem furinhos em cada ponto do lado contrário com um alfinete, para que a Olívia consiga ler tudo o que eles escrevem para ela. Para nós, do Colégio Metropolitano, essa é a verdadeira inclusão, pois ela só se dá verdadeiramente quando conseguimos nos comunicar com o outro, falando e entendendo a língua dele.
Neste movimento transformamos o cotidiano e contribuímos para o convívio, respeitando a diversidade e promovendo um novo olhar sobre a inclusão, sobre a vida e sobretudo, sobre as pessoas.
Confiram no vídeo:
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...