O Empreendedorismo e o I Concurso Interescolar de Planos de Negócio do Colégio Metropolitano
No ano de 2022, o Colégio Metropolitano iniciou, integralmente, as atividades propostas pelo Novo Ensino Médio, que pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, estimulando seus interesses, engajamentos e protagonismo, com o anseio de garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Também busca explorar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.
E, em se tratando de transformação, o Colégio Metropolitano está ofertando uma nova disciplina, denominada Empreendedorismo – para os três anos do Ensino Médio e para o 9º ano do Ensino Fundamental – que foi pensada e construída de modo a abranger um tema que se faz cada vez mais presente e importante na sociedade atual.
Por meio do Empreendedorismo, objetiva-se aprofundar conhecimentos relacionados a contexto, ao mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras, ampliando habilidades relacionadas ao autoconhecimento por meio da viabilização de projetos pessoais ou produtivos com foco no desenvolvimento de processos e produtos com o uso de tecnologias variadas (BRASIL, 2018).
Pensando nas Diretrizes Curriculares do Empreendedorismo e do Novo Ensino Médio, o Prof. Vilmar I. Bertotti Junior – que leciona a referida disciplina, com o apoio da Coordenação e Direção Escolar, está organizando o I Concurso Interescolar de Planos de Negócio com os estudantes do Ensino Médio. Sabe-se que o setor de negócios está dividido em quatro categorias, assim, o 1º ano deverá desenvolver um projeto contemplando o setor de Comércio ou Serviços; o 2º ano, de Indústria; e o 3º ano, de Agropecuária.
O objetivo do projeto é promover a cultura do empreendedorismo e da inovação, incentivando o espírito da criatividade nos estudantes participantes do evento, de modo a desenvolver a oportunidade para identificar oportunidades de negócios inovadores. Ainda, viabilizar a prática de planejamento, modelagem e execução de uma ideia de negócio por meio de um documento que descreve por escrito seus objetivos e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.
A ideia do Concurso foi divulgada aos estudantes no primeiro dia de aula, por meio da qual houve uma adesão e um retorno positivo do projeto tanto por parte deles quanto dos pais. E, já há inscrições de trabalhos que prevê a implementação de negócios desde a Região Sul até a Região Norte do Brasil, a depender da estratégia do negócio adotada pelos grupos, no que tange à logística e ao transporte de insumos, ao grau de competitividade com as empresas concorrentes, aos preços de investimentos e aos solos propícios às produções.
As apresentações dos projetos estão previstas para ocorrerem no mês de novembro de 2022, as quais serão avaliadas por uma banca de professores tendo em vista os seguintes critérios: inovação, viabilidade econômica do produto/serviço, conhecimento do mercado, relatório e defesa do plano de negócio.
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...