Que a escola não é somente um espaço que estimula a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual, mas que propicia espaços de convívio e construção de laços, todos já sabem, não é? Que os conteúdos acadêmicos precisam estar alinhados e conectados com as exigências do mundo contemporâneo também fica claro. Então, como fazer isso na prática? Como traduzir essas necessidades em ações que motivem e preparem o aluno para enfrentar os desafios da globalização, da enxurrada de informações e possibilidades, da pressão por desempenho e da competitividade e das necessidades humanas básicas para se manter a saúde mental e o bem-estar de cada um?
Estas e outras questões relacionadas à educação socioemocional direcionaram a sensibilização realizada pela psicóloga Veridiana com os professores, coordenadoras e diretoras do Colégio Metropolitano no último dia 25/01/22, marcando o início de nosso ano letivo.
O objetivo do encontro foi ampliar a compreensão sobre o quanto as competências socioemocionais implicam as habilidades de aprendizagem e os resultados no desempenho acadêmico. Mas como estimular as competências e habilidades socioemocionais nos alunos sem olhar atentamente para estas mesmas habilidades dos professores e demais atores da escola? Considerando esta indagação e utilizando a analogia das sementes foi possível instigar a reflexão sobre como cada colaborador escolar olha para si, para o seu próprio potencial, suas necessidades e singularidades, reconhecendo o quanto isso impacta nas suas relações interpessoais, no seu rendimento, motivação, autoestima e sentimento de realização pessoal e profissional.
A educação socioemocional será sempre favorecida pelo trabalho interdisciplinar e essa semente foi lançada aqui no Colégio Metropolitano, num terreno fértil, de pessoas comprometidas e motivadas com o processo de desenvolvimento de cada sementinha que chega e que traz consigo a sua essência, o seu potencial, a sua individualidade e que merece as melhores condições acadêmicas e humanas que estimulem a preparação de cada aluno para a vida e para o seu processo de “vir a ser”.
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...