Quem disse que não se aprende soletrando?
SOLETRAR É UMA BRINCADEIRA QUE TRABALHA A CONCENTRAÇÃO,
POIS BUSCA A ESCRITA CORRETA DA PALAVRA, PARA A SOLETRAÇÃO.
SE SOLETRAR FOSSE ERRADO, NÃO TERIA APRENDIZADO,
MAS COMO SOLETRAR AJUDA, A ESCRITA DO ALUNO MUDA.
Partindo desse pressuposto, as professoras Claudete e Josimari, dos 4ºs anos, retomaram o projeto de soletração com suas turmas, que acontece anualmente e, mesmo de forma virtual foi possível realizá-lo, com sucesso. A segunda fase aconteceu na manhã do dia 30 de setembro com os alunos do matutino e no dia 01 de outubro, com os alunos do vespertino. E que venha, a terceira fase.
As palavras para soletração passam por uma escolha prévia das professoras, com base nos conteúdos estudados na disciplina de Língua Portuguesa. Na 1ª fase foram palavras com X e CH. Na segunda fase, palavras da escrita cotidiana dos alunos, que costumam aparecer de maneira equivocada nos textos de autoria deles.
Desta forma, os alunos são motivados a estudar a escrita dessas palavras e corrigir sua própria maneira de falar ou escrever.
A norma culta é essencial ao processo de escrita, pois nossa fala muitas vezes difere da palavra que precisamos comunicar por escrito, ou seja, podemos até falar de diferentes maneiras, mas a escrita precisa ser padrão e, por isso, é tão desafiador brincar de soletração.
Para auxiliar as professoras regentes na avaliação das crianças, elas contam com a participação de convidadas especiais, tais como: diretora Rejane, coordenadora Lúcia, professora Nana, professora Emely e elas mesmas, dando suporte uma à outra nos turnos trocados.
Nossas crianças estão de parabéns, pois até aqui foram brilhantes e mostraram que sabem quando é preciso levar uma brincadeira a sério.
Na próxima terça-feira (06 de outubro) teremos repescagem para os alunos que se equivocaram na hora de soletrar a palavra sorteada, dando-lhes a oportunidade de tentar mais uma vez, com estudo e atenção e, em breve, anunciaremos a etapa semifinal da competição... aguardem!
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...