Aconteceu, no dia 31 de outubro de 2018, a Sessão Solene da Academia de Oratória Getúlio de Pin, um evento tradicional do colégio. A cerimônia aconteceu nas dependências do Colégio Metropolitano e contou com a presença de alunos, professores, ex-alunos e visitantes. As discussões giraram em torno dos assuntos abordados pelos alunos, promovendo uma manhã de muitas reflexões por meio da argumentação.
Neste ano, a convite da diretora, dois ex-alunos tiveram a oportunidade para falar sobre a importância da Academia de Oratória em seu percurso educativo e profissional. Teceram considerações sobre como atividades deste cunho são fundamentais para um bom desenvolvimento em atividades públicas.
Após este momento inicial, os oradores foram tomando seu lugar à tribuna para tratar dos assuntos escolhidos. Os discursadores foram os estudantes Mariana Sequinel, Laura Schwarz, Rafael Klug, Carolina Tarnovski, Isabelle Kramer, Júlia Soar e Gabriela Bortolato. A sessão foi presidida pelo aluno Gabriel Leitzke e secretariada por Gustavo Prochnow.
A primeira oradora da Sessão, Mariana Sequinel, tratou do tema “Privatizações”. Em seguida, a acadêmica Laura Schwarz discursou a respeito da preparação de atletas. O orador Rafael Klug proferiu seu discurso intitulado “Brasil: ficar ou sair?” e, logo após a estudante Carolina Tarnovski abordou o assunto preconceito e intolerância. O quinto discurso foi proferido pela aluna Isabelle Kramer, sobre o tema “O problema do estupro na contemporaneidade”, e foi seguido pelo discurso da acadêmica Júlia Soar, sobre as sociedades discretas. Encerrando a sessão, a estudante Gabriela Bortolato apresentou suas considerações sobre o tema “Doação de órgãos”.
A oradora Gabriela trouxe uma convidada especial, que foi citada em seu discurso.
Após explicar como funciona o processo de doação de órgãos, Gabriela mencionou o caso da jovem Isabeli, que neste ano passou por um transplante de coração.
Após a conclusão da fala da oradora, Isabeli foi chamada para tomar lugar à tribuna e contar um pouco sobre sua história e a nova vida que o transplante lhe proporcionou.
Foi um momento de muito emoção para todos os que estavam presentes.
A Academia de Oratória proporciona um aprendizado que perpassa todo o ambiente escolar e colabora no desenvolvimento humano dos alunos.
Saber falar em público não é uma tarefa fácil, mas é possível.
Esse é o objetivo da Academia de Oratória: possibilitar que todos os alunos sejam capazes de falar publicamente com desenvoltura e propriedade, de forma que a comunicação seja sempre eficaz.
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...