Neste bimestre, o professor Nunes, responsável pela disciplina de matemática, aplicou uma aula diferenciada para os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Metropolitano, com o objetivo de contribuir com a formação destes estudantes, auxiliando-os em suas necessidades na compreensão do conteúdo abordado, no caso frações.
Diante disso, o professor sugeriu algumas pesquisas sobre as atividades lúdicas que poderiam ser utilizadas em aula para suprir as necessidades dos alunos. Depois de pesquisar, eles realizaram o jogo “Trilha das frações Algébricas”, cujo objetivo era explorar o conceito de frações e sua representação fracionária e escrita, um modo de explorar o conteúdo.
Desta maneira, a utilização do jogo em uma aula diferenciada, possibilitou o interesse dos alunos no conteúdo trabalhado, facilitando a compreensão do conceito de frações e aprimorando sua capacidade de abstração em um assunto tão complexo e subjetivo para eles, removendo o bloqueio que alguns deles possuíam no ensino de fração.
Este jogo teve o propósito de explorar o conceito de fração e estimular a capacidade de observação dos alunos para que eles compreendessem a leitura e as diversas representações fracionárias, por meio das figuras geométricas e das frações escritas numericamente, representadas no jogo, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, a concentração e a capacidade de criar estratégias, por meio das etapas e das partidas que o jogo proporciona, além de estimular e conduzir os alunos à vitória.
Confiram nas fotos:
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...