Temos em nossas histórias pessoais leituras que nos marcaram e que nem sempre foram efetuadas a partir de uma obrigação escolar. Não me lembro de nenhum professor que, quando eu era estudante, tenha sido importante na tarefa de despertar o meu gosto pela leitura, pois eu tinha apenas a incumbência de preencher fichas literárias. Por isso, hoje os grupos literários são fortes (escolas e estilos literários) se engrenam e valorizam a literatura como foco de aprendizagem.
Entendo que se deva enfatizar a literatura como leitura de textos que, além de proporcionar ao leitor o prazer, têm uma função estética que vem apresentar as condições para que os alunos transformem-se em leitores autônomos. Isso se faz com a prática em problematizar e desafiar o entendimento que o aluno apreende do texto.
Ao se ler, conjuntamente, uma determinada obra ou texto, neste caso de Monteiro Lobato, surgem uma série de questões a serem trabalhadas em sala de aula: o léxico da época do autor (termos, tempos verbais, etc), a pontuação empregada, o enredo da história, os aspectos psicológicos dos personagens, o impacto das situações vividas sobre esses personagens, a transposição dos problemas da história para as situações experimentadas pelos alunos cotidianamente, entre outras descobertas dos alunos do Grupo ÍRIS – Leitores e Contadores de Histórias do Colégio Metropolitano.
A partir da leitura e retirada de dúvidas, os leitores e contadores, escolheram histórias para representar no Colégio. Reescreveram as histórias a ponto de torná-las reais ao convívio escolar.
As histórias escolhidas foram: A Aritmética da Emília; A couve da Emília, a lata de espinafre de Popeye e a Luta de Popeye e Peter Pan; Confusões na cozinha e O Telescópio. Histórias essas que fazem parte da Coletânea de Monteiro Lobato e que foram apreciadas pelos alunos e representadas no pátio do Colégio, arrancando risos e curiosidades de alunos e adultos que ainda não leram Monteiro ou que já se esqueceram destas lindas aventuras.
Fica aqui nosso convite: Seja um leitor sem medo, escolha seu gênero textual ou seu gosto literário e LEIA com prazer.
Nós já estamos fazendo isso, veja nas fotos:
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...