A Terra é dividida em três partes principais: núcleo, manto e crosta. O núcleo é formado por ferro e níquel, metais que aparecem em estado sólido na parte interna e líquido na camada externa. O manto é composto principalmente de silicato de magnésio e ferro, ao contrário do que muita gente pensa, o manto é sólido e não líquido.
Por fim, a última camada é a crosta terrestre, onde nós vivemos. É nessa camada que se encontram rochas como granito e basalto.
Os alunos se perguntam: Como podemos saber o que realmente há em todas essas camadas do planeta? É impossível chegar até o interior da Terra?
Alguns aparelhos especiais tentam perfurar a crosta terrestre para alcançar camadas mais profundas e retirar amostras para análise. Perfurar a crosta terrestre é um projeto caro e trabalhoso, mas existem outras formas de descobrir os materiais que formam a Terra. Quando ocorre um terremoto, as ondas de choque – também chamadas ondas sísmicas são detectadas por uma rede de sismógrafos espalhadas pelo mundo. Além de ficar de olho nos terremotos, os cientistas usam simulações em computador para investigar o centro da Terra.
E foi tentando encontrar respostas que as turmas dos 4ºs anos, da Professora Claudete, se dedicaram ao máximo nos experimentos de sala sobre as camadas da Terra e os fenômenos intrigantes que a natureza nos proporciona, para conhecer o interior do Planeta.
Ao levarmos as turmas de ensino fundamental I para as aulas demonstrativas no conteúdo de ciências, pensamos na aprendizagem significativa dos alunos de forma lúdica. Estas aulas foram realizadas ao longo do 1º bimestre com a utilização de diversos materiais para modelo da crosta terrestre a fim de identificarem as três camadas constituintes da Terra: a crosta, o manto e o núcleo. Também se utilizou materiais diversos para demonstrar outros eventos naturais como: Terremotos, Tsunamis e Vulcões e os Gêiseres que foram desafiados a fazer em casa. As aulas práticas também são importantes meios de aprendizagem significativa para os conteúdos de ciências e, por isso tem como principais funções: despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os estudantes em investigações científicas; desenvolver a capacidade de resolver problemas e compreender conceitos básicos, desenvolvendo suas habilidades.
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...