Durante este bimestre nos deparamos com diferentes contos e nos divertimos, pois eles apresentam uma forma de pensar sobre o contexto da narração de um caso ou fato, com exagero, ou seja, aumentando os acontecimentos.
Pedro Malasartes é um exemplo de personagem em que a frase “quem conta um conto, aumenta um ponto” acontece. Ele esteve presente em muitos contos lidos em sala de aula. A “Sopa de Pedras” foi um deles! Pedro engana uma pobre senhora depois de uma aposta. O mesmo acontece em “Ai, que dor de dente”, onde Pedro mata sua fome, assim como extrai o dente que dói, fazendo mais uma de suas apostas.
Pedro Malasartes usa de suas artimanhas para conseguir cumprir alguns desafios, como em “Adivinha, Adivinhão” que conta a história de um rei que sofre roubos de seus empregados. Em “As Presepadas de Pedro Malasartes”, ele ensina um burro a ler...
Estes foram alguns contos populares que abrilhantaram o aprendizado do 4º ano durante este bimestre. Os alunos, junto à professora Claudete, recontaram originalmente “A sopa de Pedras” e apresentaram alguns poemas e a literatura de cordel em “As presepadas de Pedro Malasartes”.
Vejam as fotos destes momentos literários:
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...