Em 1504, o navegador francês Binot Palmier de Gonneville aportou na região, marcando o início da primeira povoação catarinense e a terceira mais antiga do país. Hoje, a herança cultural da aventura dos pioneiros pode ser conferida nas festas típicas, nos costumes, na culinária, e, principalmente, na arquitetura. Numa volta pelo centro da cidade, é possível admirar casarões, igrejas e monumentos bem conservados ou restaurados que preservam a memória dos tempos antigos.
Foi em busca dessa experiência visual que os alunos dos 3ºs anos matutino e vespertino e os do 4º ano matutino, sob a orientação dos professores Claudete, Lúcia e Everaldo, realizaram no dia 26/05 uma viagem de estudo a São Francisco do Sul.
Foram vistos lugares muito bonitos em sua singularidade e que fazem parte do nosso passado, trazendo um pouco da história catarinense, guardada para ser vista por todos nós, curiosos e admiradores da cultura de nosso país.
Foi um passeio muito interessante, em que se pode observar muito além das construções antigas, pois os fatos históricos estão em toda parte. Dentre eles, podermos destacar que São Francisco do Sul:
São Chico, como o lugar é chamado pelos íntimos, é uma cidade portuária, com muitos atrativos naturais, que soube preservar o encanto histórico de uma pequena vila debruçada sobre o mar. O centro histórico de São Francisco do Sul tem mais de 150 prédios dos tempos coloniais, considerado um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Brasil, tombado pelo Patrimônio Histórico.
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...