“A geometria apesar de ser uma matéria de caráter abstrato, os seus conceitos e resultados têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e em inúmeros aspectos práticos da vida diária: na indústria, no comércio e na área tecnológica. Cabe portanto, ao educador fazer a conexão entre atividades práticas e a construção do conhecimento científico”. (BRITO &FILHO).
Pensando nisso, a professora Nayara aproveitou que os estudantes do 6º ano estão estudando as figuras geométricas espaciais e os conduziu a refletir sobre a presença da geometria no cotidiano deles, tanto dentro quanto fora da escola, já que de acordo com BROUSSEAU “A aprendizagem é considerada uma modificação do conhecimento que o aluno deve produzir por si mesmo e que o professor deve somente provocar.”
Inicialmente, assistiram dois vídeos para a introdução do assunto e, na sequência, foram provocados a pensar e responder onde eles encontram figuras com a forma de cone, cilindro, pirâmide, cubo e paralelepípedo, na vida deles. Além disso, os conceitos de vértices, faces e arestas, também foram relembrados. Para finalizar, utilizaram o material de apoio do livro de matemática e construíram um cubo de papel, enquanto exploravam os conceitos citados anteriormente, pois desse jeito, fica bem fácil de visualizá-los.
A seguir a foto destes momentos:
A turma do infantil 4, com auxílio da Professora Maria Luiza, trabalhou os conhecimentos sobre...
Os alunos dos primeiros anos, nos turnos matutino e vespertino, participaram de uma atividade...
A professora Maria Luiza, com o auxílio da Professora Fabi, proporcionou aos alunos...