A fundação do Colégio Metropolitano data-se de 23 de maio de 1996, porém a ideia de criarmos um colégio em Indaial remota dois anos antes.
Os sócios do hoje extinto, Centro Educacional Pomerano, Itacir Cristiano Filander, Rejane Lauth de Pin Berka, Amélia Sebold, Marcos da Silva, Petra Nicolai e Vera Lucia Barão, percebendo uma lacuna na área educacional resolveram apostar na ideia de fundar uma escola que atendesse fundamentalmente o ensino supletivo, e assim foi feito.
Em 1995, mais precisamente no primeiro semestre, iniciou-se o processo de abertura do Colégio Metropolitano junto à Secretaria de Educação do Estado e ao Conselho Estadual de Educação.
No início, para o local das aulas seriam utilizadas salas da Igreja Matriz Santa Inês, porém não houve possibilidade. Outra alternativa foi procurarmos um local adequado para nos instalarmos na cidade. Alugamos então, o imóvel em que hoje estamos instalados, porém várias modificações foram necessárias durante toda a nossa evolução.
O Colégio, inicialmente funcionava no turno vespertino (administração e secretaria) e no turno noturno – Ensino Fundamental (dois anos) e Ensino Médio (um ano e meio).
A primeira turma do ensino médio supletivo, composta de doze alunos, formou-se em julho de 1997. A segunda turma formada seis meses depois, já contava com trinta e oito educandos. E assim, sucessivamente, a cada seis meses, novas turmas se formavam no Ensino Fundamental e Médio.
No ano de 2001, após inúmeros pedidos da comunidade local, iniciamos o processo de abertura para o ensino fundamental e médio, modalidade regular, e em 2002 abrimos matrículas para as séries mais procuradas: 5º série, 7º série e 1º série do Ensino Médio, num total de trinta e dois alunos.
No ano seguinte nosso quadro discente já havia aumentado 400%.
Em 2005, abrimos matrículas para a 1ª série do Ensino Fundamental (15 alunos).
Atualmente, o Colégio conta com alunos regularmente matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I (1º ao 5° ano) Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio.
Hoje somos 42 funcionários e 347 famílias que acreditam no poder da educação.
DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO INTEGRAL, CONTANDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO: