O mundo vivencia uma série de transformações. Na área digital, as mudanças são intensas, o que se reflete em novas profissões, novos comportamentos, outras formas de se comunicar, de interagir e de ver o mundo.
O Ensino Médio, por outro lado, não caminhou em sintonia com os desafios da contemporaneidade, seguindo um modelo que não era atualizado há mais de 20 anos, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
O Ensino Médio deixou de ser interessante para boa parte dos jovens e a formação dos alunos parou de acompanhar as inovações e os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico.
O Novo Ensino Médio, que deve ser implementado até março de 2022 por todas as escolas do Brasil, vem para suprir essa necessidade, com (re)organização e flexibilização curricular, maior carga horária e protagonismo juvenil.
Nas escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, a transição já começou e ainda em 2021 elas iniciaram o 1º ano com o novo modelo de Ensino Médio. A transição é um desafio para as escolas, pois requer um trabalho intenso de planejamento e readequação. Uma das ferramentas fundamentais para esta adequação, é o PPP.
- NOVO ENSINO MÉDIO:
O Novo Ensino Médio está organizado em torno de quatro pilares fundamentais: diversificação/flexibilização curricular; articulação com a educação profissional; formação integral e educação em tempo integral.
A principal mudança diz respeito ao currículo do ensino médio, que, para garantir a diversificação/flexibilização, passa a ser organizado
em duas partes: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF).
Além disso, para garantir a formação integral, o currículo deve ter foco no desenvolvimento de competências, com destaque para o desenvolvimento das competências socioemocionais (competências do século XXI).
- BASE DA PROPOSTA:
FBG: A Formação Geral Básica consiste na parte do currículo comum a todos os estudantes do Brasil, independentemente da escola em que estiverem matriculados. É a parte do currículo em que serão desenvolvidas as competências e habilidades previstas na BNCC.
Segundo a BNCC, competência é a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e sócio-emocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
ITINERÁRIOS (IFI/IFA): Os Itinerários Formativos têm como referência o protagonismo do estudante e seu projeto de vida. A ideia central é o aprofundamento em temas que dialogam com a carreira profissional que o aluno pretende seguir ao fim do Ensino Médio.
Em que pese a Lei da reforma do Ensino Médio indicar a organização dos itinerários por área do conhecimento mais o itinerário técnico-profissionalizante, cabe lembrar que nem sempre os cursos superiores dialogam com apenas uma área do conhecimento. Por isso, a Lei criou a possibilidade de oferta de itinerários integrados por mais de uma área incluindo a formação técnica.
- NA PRÁTICA:
- 1200 horas, considerando FGB e IF: 30 aulas na Escola. (Mais aulas online via Positivo On, com Núcleos de Estudos e Culturais Digitais).
- Diferencial Metrô: Projeto de Vida + Oficina de Texto e Oratória + Língua Espanhola + Empreendedorismo + Programa de Voluntariado.